REGULAMENTO DO “8º RALLY DE CASAIS”
CATEGORIAS: CARROS: GRADUADO / ESPECIAL / RALLY
MOTOS: GRADUADO / ESPECIAL / RALLY
- INTRODUÇÃO:
O Rally de Regularidade consiste em cumprir um determinado caminho demarcado pela planilha o mais próximo possível da média imposta na planilha p/ esse trecho, os trechos podem ser de velocidade onde tem de se cumprir a média imposta na planilha; de deslocamento onde é determinado um tempo mais que suficiente para se cumprir um trecho em que não é necessário o cumprimento de velocidade média para chegar no fim do trecho, geralmente para travessias de cidades ou vilas habitadas; e trechos neutros que é um tempo p/ descanso ou cumprimento de tarefas esse trecho começa e termina no mesmo local e geralmente zera o hodômetro do carro no local. São vários trechos ao decorrer da prova e aleatoriamente existirão os pcs (postos de controle) que marcarão o tempo (hh:mm:ss) em que o participante passou pelo ponto onde foi determinado pela organização, posteriormente esse tempo será comparado em computador p/ verificação da exatidão da passagem e serão penalizados em um ponto por segundo adiantado ou atrasado. Vence a prova quem obtiver o menor número de pontos adquiridos no fim da prova.
1 - MODALIDADE
Prova automotiva/motociclistica de regularidade absoluta em roteiro desconhecido a realizar-se no dia 12 de junho de 2011 na cidade de São José do Rio Preto com largada prevista para as 10:00h no Estacionamento do Auto Posto Luna da Av; Marginal á Washington Luis e chegada por volta das 12:00h no mesmo local. A entrega do material promocional será no local perante doação de 1 kg de alimento não perecível (açúcar sal e farinha não vale) as planilhas serão entregues no local a partir das 9:00 horas. Inscrições em Rio Preto por telefone 9113-0588 ou 9772-7225 com Molina, carros ou motos R$ 50,00 obrigatoriamente um homem e uma mulher. NÃO HAVERÁ INSCRIÇÕES NO DIA DA PROVA – LIMITE DE 50 PARTICIPANTES.
2 - ROTEIRO
Definido em planilha com trajeto por estradas secundárias, trilhas, caminhos e eventuais deslocamentos em vias asfaltadas, portanto sujeito à fiscalização por parte da lei, não cabendo nenhum tipo de responsabilidade da organização no que se refere à documentação do veículo e do piloto.
3 - PLANILHA
Será confeccionada em formato ½ página A4, para carros, e p/ motos, além do roteiro simbólico estarão contidas informações sobre:
3,1 – Médias Horárias em Km/h.
3,2 – Distâncias em km, com duas casas decimais sendo não exatas e com três casas decimais sendo estas exatas.
3,3 – Tempos em minutos para deslocamentos e neutralizados.
3,4 – Desenhos estilizados como definição de referência (quando necessários),
3,5 – Observações quanto ao tipo de trecho, recomendações de atenção e avisos quando ao trato da propriedade alheia, respeito com a população local e a Natureza.
4 – DESENVOLVIMENTO DA PROVA
4,1 – Será constituída por trechos de Regularidade, Deslocamentos e Neutralizados.
4,2 – A ordem de largada será definida por sorteio realizado no Auto Posto Luna às 12:00h no sábado, as inscrições efetuadas após o sorteio largarão por último, atrás das categorias Rally p/ carros e p/ motos, podendo ser alterada a critério da organização, respeitando a seguinte ordem, categoria moto graduado primeira, seguida pela moto especial e rally, em seguida carro graduado, especial e rally; haverá um relógio com horário oficial e uma lista de largada com a relação de todos competidores que devem apresentar-se, no local pré-estabelecido pela organização, para a largada automática onde ocasionalmente haverá um Pc de passagem.
4,3 - O intervalo de largada será de um minuto em um minuto, havendo um espaço maior entre uma categoria e outra a critério da organização.
4,4 - As planilhas serão entregues conforme item 1.
4,5 – Os finais dos trechos serão exatos com três casas decimais (em metros).
4,6 - Ao longo do roteiro, em locais não divulgados serão posicionados os Postos de Controle, Pcs.
4,7 – Haverá proteção de 200 (Duzentos) metros antes de todo início de deslocamento, antes de rodovias e até a segunda aferição do trecho 2 em que não haverá Pc.
4,8 – Toda aferição apresentada com três casas decimais é tomada como ponto exato o seu início, ex: ponte, início do piso da ponte, quando não identificado toma-se como base o início do corrimão, casa, início da casa, porteira, inicio da porteira (sempre tomando como base ela fechada), e assim por diante, as referências, apresentadas com duas casas decimais, podem estar até dez metros após sua indicação e sempre à direita do veículo, salvo quando houver indicação contrária.
4,9 – A trilha segue uma regra para condução quando não há referência na planilha que é a seguinte: siga sempre em frente pela principal, e mantenha-se à sua direita.
4,10 – Havendo divergência entre o texto da referência e o desenho, prevalecerá a indicação do desenho, não cabendo recursos se o desenho estiver certo.
4,11 – A planilha apresenta duas médias e dois tempos (A e B) sendo que os tempos “A” e médias da parte de cima das referências são para “as categorias graduados p/ carros e todas as motos” e os tempos “B” e médias da parte de baixo das referências são para “categoria carros ESPECIAL e RALLY”.
4,12 – Haverá durante a prova uma tarefa tipo gincana, p/ as mulheres e p/ os homens, as tarefas serão definidas no local, o não cumprimento de qualquer uma das tarefas causará uma penalização de 50 pontos cada tarefa. O não cumprimento parcial ou a ajuda do participante na conclusão da prova causará uma penalização de 25 pontos.
5 - POSTOS DE CONTROLE
5,1 - PC de Roteiro: Confirma a passagem e sentido correto do veículo em relação ao trajeto previamente estabelecido na planilha, o sentido correto é tomado como base 20 metros antes do pc para verificação do sentido da prova.
5,2 – PC de Tempo: Além de ter a função de roteiro, anota o Horário Real de passagem de cada veículo. Obs. A direção da prova garantirá o perfeito ajuste dos relógios de todo pessoal da organização e Pcs. Alem disso, manterá em local visível antes da largada um relógio aferido para consulta de todas as equipes inscritas na prova.
5,3 – PC de Vistoria: Fiscalizará o uso de equipamentos de segurança, porte de bebidas alcoólicas e ou tóxicos, equipamentos que distinguem as categorias e outros itens previstos neste regulamento.
5,4 – Os Pcs serão abertos 15 min. Antes do horário ideal de passagem do primeiro veículo e fechado 15 min. após o horário ideal de passagem na prova.
5,5 – Os dados serão colhidos através de aparelhos GPS que cada participante portará durante todo o percurso.
5,6 – Todo PC atuará como fiscal de prova.
5,7 – A autoridade dos Fiscais é inquestionável.
6 – CONTAGEM DE PONTOS
6,1 – Para cada segundo de ATRAZO, 1 ponto perdido.
6,2 – Para cada segundo de ADIANTAMENTO, 1 ponto perdido.
6,3 – Acima de 15 minutos de atraso/adiantamento em cada PC, 900 pontos.
6,4 – Não passar por PC, 900 pontos.
6,5 – No resultado final será descartado um PC de até 300 pontos atrasado.
7 – PENALIZAÇÕES FACULTATIVAS:
7,1 – Falta de equipamento de segurança obrigatório, apreensão no local e após resolver o problema, liberação.
7,2 – Desrespeitar o C.N.T., desclassificação.
7,3 – Tumultuar trabalho ou desrespeitar Pcs, 900 pontos.
7,4 – Não fechar porteiras se previsto na planilha, 300 pontos.
7,5 – Pilotagem perigosa/ alta velocidade/manobras desleais, desclassificação.
7,6 – Romper cercas, trafegar sobre plantações, desrespeitar propriedade alheia, desclassificação.
7,7 – Chegar ao Pc por caminho errado, marca o horário e penaliza em 300 pontos.
7,8 – Trafegar na trilha da prova após entrega das planilhas até antes do seu horário ideal de largada, atitude antiesportiva desclassificação.
7,9 – Parar o veículo no campo de visão do Pc toma-se o tempo no exato momento em que parou o veículo.
7,10 – Não cumprir tarefa da planilha, 50 pontos cada tarefa.
8 – VISTORIA
8,1 – Todos os integrantes das equipes devem assinar a ficha de inscrição sob pena de não validade da mesma.
8,2 – Todos os veículos inscritos devem manter os adesivos promocionais oficiais da prova durante todo o percurso sob pena de desclassificação.
8,3 – Os veículos deverão estar em perfeitas condições de manutenção, principalmente freios, parte de direção e sistema elétrico.
9 – CATEGORIAS
Os participantes serão divididos, de acordo com os equipamentos ligados ao veículo, nas categorias como segue:
9,1 - CARROS
9,1,1 - Graduado com qualquer tipo de equipamento de navegação,
9,1,2 – Especial = Permitido o uso de hodômetro digital aferível corrigível sem navegação programável,
9,1,3 – Rally = Permitido o uso de hodômetro original do veículo, ou adaptado mecânico ou ainda modelos “cataye” de bicicleta com navegação de 10 em 10 metros.
9,2 – MOTOS
Idem aos carros.
10 – ALTERAÇÕES DO ROTEIRO
No caso de algum imprevisto como o surgimento de nova estrada, ponte caída, erosões, enchentes, etc. que impossibilite a passagem ou provoque alguma alteração no roteiro, corre por conta dos participantes procurarem o meio que conduzam o mais breve possível ao roteiro original, Seus tempos ideais permanecerão inalterados.
11 – CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO
Receberão troféus (1 por equipe) as equipes que obtiverem os menores números de pontos perdidos em cada categoria, já considerados as possíveis penalizações, do 1º ao 5º colocado em todas as categorias.
12 – RESULTADOS
A Organização após o término da prova em local previamente divulgado apresentará o RESULTADO PRELIMINAR PC por PC para conferência dos participantes e contestação de possíveis erros. Os recursos serão aceitos por escrito, até o prazo de 10 minutos após a divulgação do RESULTADO PRELIMINAR, perante o pagamento da taxa de cinco vezes o valor da inscrição, que será devolvida ao participante se o recurso for julgado procedente. A comissão julgadora será composta por dois pilotos de carros, dois navegadores, dois pilotos de motos e 1 membro da comissão técnica (qualquer pessoa envolvida com a organização) todos serão escolhidos pelo Diretor de Prova.
13 – EMPATES
Havendo empate no resultado final, prevalece a equipe que obtiver o maior número de Pcs zerados, continuando, a melhor passagem pelo último Pc, continuando ao penúltimo Pc e assim por diante, continuando em todos Pcs , ambos serão declarados vencedores.
14 – AUTORIDADES DA PROVA
A autoridade máxima da prova é o Diretor de Técnico ROBSON JAMIL PEDRON e Diretor Antonio Molina Moreno.
15 – RESPONSABILIDADES
A apuração é de responsabilidade de: WINNER.
OS COMPETIDORES DA PROVA PARTICIPAM POR CONTA E RISCOS PRÓPRIOS, ISENTAM DE RESPONSABILIDADE OS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO, ENTIDADES PROMOTORAS, ORGANIZADORAS E PATROCINADORES DE EVENTUAIS ACIDENTES E CONSEQUENCIAS QUE POR VENTURA VENHAM A OCORRER DURANTE A PROVA, SENDO OS ENVOLVIDOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELOS DANOS CAUSADOS A TERCEIROS, PROPRIEDADES DE TERCEIROS E À NATUREZA.
DECLARAM AINDA, NESTE ATO, DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, QUE AUTORIZAM EXPRESSAMENTE O DIREITO À UTILIZAÇÃO E VEICULAÇÃO DO SOM DE SUA VOZ E A SUA IMAGEM PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO, INCLUSIVE NAS CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS, E OUTRAS, QUE VENHAM A SER REALIZADAS, UMA VEZ QUE VISAM APENAS A DIVULGAÇÃO DO EVENTO, SEM NENHUMA INTENÇÃO DE CAUSAR PREJUÍZOS OU OFENSA À IMAGEM.
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